Dino diz estar "feliz" em entregar o comando da pasta da Justiça para Lewandowski

Logo após o anúncio de Lula, parlamentares da oposição criticaram a "parceria política" entre o governo petista e o STF

Nesta quinta-feira, 11, após o anúncio do presidente Lula (PT), que confirmou o nome do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o atual titular da pasta, o ministro Flávio Dino, disse que está “feliz em ser sucedido por Lewandowski”.

Pelas redes sociais, Dino desejou sorte ao seu sucessor e disse que deixará a pasta no dia 1º de fevereiro, quando retornará ao seu posto de senador para em seguida, no dia 22 de fevereiro, assumir uma cadeira no STF.

“Feliz em ser sucedido pelo ministro Ricardo Lewandowski, um professor pelo qual tenho estima e admiração. Desejo sorte e sucesso. Teremos 20 dias de transição, ao longo dos quais eu e a minha equipe ajudaremos ao máximo a aqueles que vierem a ser escolhidos para continuar com as tarefas que hoje conduzimos. No dia 1º de fevereiro retorno ao Senado, onde permanecerei até o dia 21 de fevereiro. Neste dia renunciarei para assumir o STF no dia 22”, escreveu Dino na rede social X.

No STF, a atuação de Lewandowski foi marcada por uma série de decisões favoráveis a Lula e ao PT.

Logo após o anúncio de Lula, parlamentares da oposição criticaram a “parceria política” entre o governo petista e o STF.  Já aliados do petista comemoraram a escolha do novo ministro.

Lewandowski ocupará a vaga deixada por Flávio Dino, que está de saída da pasta para ocupar uma cadeira no STF após ter a indicação de Lula aprovada pelo Senado, no ano passado. Lewandowski também foi indicado para o Supremo por Lula durante o primeiro mandato do petista, em 2006.

Clique aqui e leia mais